LUCAS ISAAC FERNANDES
Arquiteto, Urbanista e Engenheiro Civil










Edifício Híbrido Hipercentro 2
Este projeto tem por objetivo principal propor estratégias para a ativação de um o miolo de quadra na cidade de Belo Horizonte, estimulando seu uso e ocupação.
O terreno definido para o projeto, está localizado no centro da cidade, mais especificamente na quadra cercada pela Av. Afonso Pena, Av. Paraná e Rua Curitiba.
Atualmente o local funciona como estacionamento. Há uma estação do BRT em frente ao lote.
Foi realizado um diagnóstico afim de analisar as potencialidades e desafios do entorno.
A localização do terreno, é um fator potencial para torná-lo um local de passagem e provocar a utilização do 1° pavimento do edifício como ligação entre o BRT e a Av.Afonso Pena.
O local também tem grande potencial para atividades comerciais, institucionais e residenciais devido a suaproximidade com a rodoviária e a Av. Afonso Pena.
Um grande desafio encontrado é trabalhar o deslocamento em escala metropolitana no 1° pavimento do edifício. Outro desafio é estimular a apropriação do edifício e seu o uso provocando adensamento.
O estudo de altimetria mostrou que a maioria dos edifícios é de 2 a 3 andares, porém no quarteirão do terreno há um edifício de mais de 50 metros de altura. Como nosso foco é o adensamento, a proposta do projeto contempla um edifício com mais de 50 metros de altura que acompanhe o edifício já existente.
O mapa de uso e ocupação do mostrou que a área em estudo é totalmente ocupada, porém como a maioria dos edifícios ainda possuem altura até 5 metros, conclui-se que há aproveitamento da área no sentido de adensamento.
A região estudada possui equipamentos urbanos relevantes. Isso facilita na proposta de adensamento. Contribui para o apropriação dos espaços inclusive do nível do 1° pavimento.
O estudo de tipologia mostra que a maioria das edificações possui uso comercial, porém a localização e os equipamentos do entorno mostram que há potencial para implantação de uso residencial e institucional.
O mapa de vegetação mostra que a região possui arborização média. O projeto contemplará uma cobertura verde para contribuir com a questão da aridez do local.
Os estudos planialtimétricos demonstram que há um desnível de 1 metro da Av. Paraná a Rua Curitiba. O desnível será trabalhado no projeto de forma criar um plano com intuito de ser promover acesso livre.