top of page

O teleférico do Aglomerado da Serra. Belo Horizonte - 2018

    O projeto, proposto para o trabalho de conclusão de curso de Arquitetura e Urbanismo em 2018, o teleférico do Aglomerado da Serra, obteve nota máxima de graduação, apresentando um trabalho técnico de urbanismo, com elevada qualidade e eficiência, capaz de minimizar as deficiências da mobilidade urbana em espaços densamente ocupados das vilas e favelas da região. A proposta de Mobilidade Urbana para a região do Aglomerado da Serra, com a possibilidade de implantação do Teleférico como elemento indutor de desenvolvimento local e regional, promove melhorias significativas para sua comunidade e seu entorno, apresenta diversas vantagens à sua implantação.

   A promoção do equipamento urbano possibilita o desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável, não automotivo, com a finalidade de conectar as vilas e interligar à região a linha metroviária, promovendo um acesso universal à região metropolitana.

   Por meio de uma análise de seus condicionantes, legais, físicos, ambientais, geológicos, topográficos, urbanos e financeiros, como o entendimento das relações sociais, antropológicas e culturais, verifica-se a viabilidade de implantação do teleférico, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas da região, principalmente aqueles que residem nos topos das encostas, que poderão ser amplamente beneficiados com a proposta.

   A mudança nos paradigmas de mobilidade urbana, e a promoção de políticas públicas não automotivas se fazem fundamentais para o desenvolvimento das cidades contemporâneas. Hoje, o espaço urbano, bastante adensado, apresenta diversos problemas em relação ao trânsito. Caracterizado pelo excesso de veículos nas ruas, com constantes congestionamentos e transtornos. Promover medidas de transporte que não sejam dependentes dos veículos é a forma como as cidades e o poder público se comportam, para amenizar, os possíveis congestionamentos.

   Entende-se que ocupar o espaço aéreo, é a forma de ampliar o espaço urbano, visto que, o espaço das vias públicas já se encontra bastante adensado.

   Fornecer um transporte de qualidade, rápido e eficiente para uma população carente é primordial para sua inclusão sócio espacial na sociedade, principalmente, por esta população depender do transporte público para se locomover. A proposta do teleférico do Aglomerado da Serra, vêm reduzir as dicotomias sociais urbanas, além de promover a cidadania e a inclusão social.

bottom of page